Sunday, December 11, 2005

II Maratona Criterion

II Maratona Criterion

O Dezembro suplica por cinema caseiro. É aquele mês em que o serão ideal passa mesmo por “dinner and a movie”, ou “dinner and plenty of movies”. Pela segunda vez este ano, reuni companhia com o mesmo gosto pela cinefilia e tratei da poeira às jóias da Criterion. Apurei o sistema de sorteio (agora uso um software chamado Zlotto96) e lancei os filmes existentes em tômbola. A regra era ver tudo o que a convidada desconhecesse. Por razões mais ou menos óbvias, apenas “King of Kings” de Cecil B. DeMille foi rejeitado às 23 horas de sábado. Tudo o resto cumpriu com protocolo. Eis um sumário das ideias retidas.

Sábado

“Branded to Kill” de Seijun Suzuki

O Suzuki ainda representa um mistério para mim. Realizador japonês de série-b que sempre aposta no mesmo actor fetiche. A edição deste “Branded to Kill” até conta com um ensaio do grande John Zorn. Creio ter sido isso que me atraiu até ele. O véu mantém-se espesso ao segundo visionamento. Trata-se basicamente de uma história de assassinos contratados contada ao jeito da montanha-russa. Tem uma fase intermédia visualmente muito forte e a mulher do protagonista parece-me cada vez mais lunática, assim como aquela narrativa que deixa de o ser de uma maneira que Lynch havia de explorar vezes sem conta. Nota: procurar conhecer melhor este Suzuki para confirmar.

“Carnival of Souls”

“Carnival of Souls” é aquele clássico maldito que se vê quase como um vídeo-clip de dimensões anormais. O próprio filme traduz a anormalidade do tratamento hostil do sexo masculino sobre o feminino (explorar isso agora é retirar-lhe metade do gozo). “Carnival of Souls” continua a ganhar terreno na minha apreciação e converteu a companheira A. em mais uma aderente ao culto.

“Slacker”

Com a chegada de um membro de júri adicional, “Slacker” era o prato principal da noite de sábado e estava sujeito a três julgamentos. “Slacker” tem conteúdo para suportar quantos forem necessário. Parece-me cada vez mais um convite à individualidade, à auto-suficiência de um meio cultural fechado. Agradou a todos e conquistou-me de vez à terceira (à primeira fui apanhado desprevenido). É absolutamente seminal quanto à estética “indie”.

“The Life Aquatic”

Exibido a horas tardias, “The Life Aquatic” foi recebido com as primeiras vaias de pestana (a convidada de honra pregou olhou umas 9 vezes, a rotineira manteve-se firme no visionamento desperto, eu vacilei mas não fui ao fundo). Ainda assim, continua a ser a mesma arca de esplendor visual e um filme de excelentes gags a médio / longo prazo (ler post anterior para mais informações).

Domingo

“The Honeymoon Killers”

“T.H.K.” não é o melhor filme para acompanhar com cereais de frutos silvestres logo pelo pequeno almoço. A sua dupla de protagonistas é absolutamente odiável e temível. O filme funciona (e espaços há em que se arrasta) quando as vítimas se tornam mais temível que a dupla de vilões. Aí ganha imensa graça e o tempo passa a voar. É capaz de ter sido dos primeiros serial road movies. Tem aquela pinta de culto que só abafa os objectos genuínos.

“Le Cercle Rouge”

“Le Cercle Rouge” é noir clássico. Dura 140 minutos que voam às costas do seu ritmo triangularmente imparável. Alain Delon tem a pinta que Colin Farrell gostava de ter em troca de fretes feitos a Oliver Stone. Tem uma sequência de roubo de jóias que mora no meu pódio destinado a essas. Fechou a chave de rubi a II maratona.

5 Comments:

At 8:02 AM, Blogger anita_dormita said...

Foi preciso ir à Ericeira para desempoeirares tambem este blog! jinhos e continua a escrever que eu continuo a gostar de ler.

 
At 8:02 AM, Blogger anita_dormita said...

Foi preciso ir à Ericeira para desempoeirares tambem este blog! jinhos e continua a escrever que eu continuo a gostar de ler.

 
At 10:49 PM, Blogger davidlando4445 said...

I read over your blog, and i found it inquisitive, you may find My Blog interesting. My blog is just about my day to day life, as a park ranger. So please Click Here To Read My Blog

http://www.juicyfruiter.blogspot.com

 
At 10:18 PM, Blogger travisgibson6831725058 said...

Are you stuck in a job that is leading you on the path to no where?
We can help you obtain a College Degree with classes, books, and exams
Get a Genuine College Degree in 2 Weeks!
Well now you can get them!

Call this number now 24 hours a day 7 days a week (413) 208-3069

Get these Degrees NOW!!!

BA, BSc, MA, MSc, MBA, PHD,

Within 2 weeks!
No Study Required!
100% Verifiable

Call this number now 24 hours a day 7 days a week (413) 208-3069

These are real, genuine, They are verifiable and student records and
transcripts are also available. This little known secret has been
kept quiet for years. The opportunity exists due to a legal loophole
allowing some established colleges to award degrees at their discretion.


With all of the attention that this news has been generating, I wouldn't
be surprised to see this loophole closed very soon

Get yours now, you will thank me later
Call this number now (413) 208-3069
We accept calls 24 hours a day 7 days a week.

 
At 1:54 AM, Blogger weai9ch09 said...

Get any Desired College Degree, In less then 2 weeks.

Call this number now 24 hours a day 7 days a week (413) 208-3069

Get these Degrees NOW!!!

"BA", "BSc", "MA", "MSc", "MBA", "PHD",

Get everything within 2 weeks.
100% verifiable, this is a real deal

Act now you owe it to your future.

(413) 208-3069 call now 24 hours a day, 7 days a week.

 

Post a Comment

<< Home